terça-feira, fevereiro 07, 2012

Sebastião da Gama partiu há 60 anos



Do Professor...
"Cada vez me apetece menos classificar os rapazes, dar-lhes notas, pelo que eles «sabem». Eu não quero (ou dispenso) que eles metam coisas na cabeça; não é para isso que eu dou aulas. O saber - diz o povo - não ocupa lugar; pois muito bem; que eles saibam, mas que o saber não ocupe lugar, porque o que vale, o que importa (e para isso pode o saber contribuir e só contribuir) é que eles se desenvolvam, que eles cresçam, que eles saibam «resolver», que eles possam perceber."
(In Diário, Eds Ática 1962)

Do poeta...
Meu país desgraçado!...
E no entanto há Sol a cada canto
e não há Mar tão lindo noutro lado.
Nem há Céu mais alegre do que o nosso,
nem pássaros, nem águas ...


Meu país desgraçado!...
Por que fatal engano?
Que malévolos crimes
teus direitos de berço violaram?


Meu Povo
de cabeça pendida, mãos caídas,
de olhos sem fé
— busca, dentro de ti, fora de ti, aonde
a causa da miséria se te esconde.


E em nome dos direitos
que te deram a terra, o Sol, o Mar,
fere-a sem dó
com o lume do teu antigo olhar.


Alevanta-te, Povo!
Ah!, visses tu, nos olhos das mulheres,
a calada censura
que te reclama filhos mais robustos!


Povo anêmico e triste,
meu Pedro Sem sem forças, sem haveres!
— olha a censura muda das mulheres!
Vai-te de novo ao Mar!
Reganha tuas barcas, tuas forças
e o direito de amar e fecundar
as que só por Amor te não desprezam!
(In Jornal de Poesia)

2 comentários:

Amélia disse...

Quando durante alguns anos orientei estágios, o 1º livro que «mandava» ler era o Diário.Todos deviam lê-lo -bem meçhor que tratados de pedagogos e de pedabobos.E o 1ºteste que passei a alunos, em 1966, foi com um texto do Diário, o que começa por O Poeta beija tudo, graças a Deus...

IC disse...

Pois, Amélia. O Diário deveria ser de leitura obrigatória na formação de professores. Os tratados são teóricos mas a pedagogia aprende-se no concreto da prática. E há bastante tempo que os estágios foram adulterados, pelo menos nos primeiros ciclos já nem são orientados por professores que dêem aulas e sejam escolhidos como professores de referência.